Presente no Brasil desde 1894, a Congregação do Verbo Divino funda, em 1912, a primeira unidade do Colégio Arnaldo na capital mineira.
O prédio, edificado no encontro de 3 avenidas (Carandaí, Bernardo Monteiro e Brasil), no importante bairro Funcionários, onde o bondinho passava à porta, fez-se imponente e importante.
Em pouco tempo, o Colégio Arnaldo desponta como um dos principais colégios da cidade, e, de suas 800 janelas, pode-se ver o bairro em sua volta se verticalizar, tornar-se um grande centro comercial que se mescla até hoje com prédios residenciais.
Com o passar dos anos, o prédio não perde em imponência, mas ganha em admiração, ao ponto de se tornar tombado pelo patrimônio da cidade devido à grande beleza arquitetônica.
Nestas tantas décadas, grandes nomes - nacional e internacionalmente conhecidos -estiveram entre nossas fileiras: Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Fernando Sabino, Milton Campos, Fernando Brant, Roberto Drummond, Hilton Rocha, Rui Laje, Betinho, Afonso Arinos, Ivo Pitangui, dentre outras personalidades.
A sua constante renovação permitiu que atravessasse mais de um século como grande e moderno Colégio. Com muito orgulho do nosso passado, olhamos firmes para o futuro, buscando inovar, sempre com o objetivo de fazer um Colégio Arnaldo ainda melhor.