BATE BOLA – REDE VERBITA DE EDUCAÇÃO

Notícia | 16/07/2020

BATE BOLA – REDE VERBITA DE EDUCAÇÃO

Preparamos uma nova edição do Bate-Bola para entregar a vocês, alunos(as) e famílias, a nossa nova marca. Aqui estão todas as informações referentes a esse processo de mudança, que chega para nos alinharmos às outras unidades da Rede Verbita de Educação, parte da Congregação do Verbo Divino e escolas com perfil e carisma como os nossos.

1 - O que é a Rede Verbita de Educação?

A Rede Verbita de Educação faz referência às unidades de ensino mantidas pela Associação Propagadora Esdeva - denominação jurídica da Província Brasil Norte, da Congregação do Verbo Divino, responsável pelo funcionamento o nosso colégio.

A Congregação é uma união religiosa representada por padres e irmãos e idealizada por Pe. Arnaldo Janssen, em 1875.  Como fundador, Pe. Arnaldo deixou o legado de que onde houvesse atividades religiosas e sociais dos Verbitas, deveria haver também uma escola.

Atendendo a essas orientações e após mais de um século de trabalho no Brasil, hoje temos duas unidades do Colégio Arnaldo, e a Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte, Colégio Cristo Redentor (Academia) e Centro Universitário Academia (UniAcademia), em Juiz de Fora, e Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa, como instituições de ensino originárias das missões Verbitas no país. Todas elas confessionais e mantidas pela Associação Propagadora Esdeva, que também atua em paróquias e em missões sociais.

Em um novo formato de gestão, a união de todas essas instituições de ensino é denominada REDE VERBITA DE EDUCAÇÃO, o que torna mais clara e objetiva a propagação da origem, carisma e valores da Congregação do Verbo Divino em cada uma das unidades.

2 - O que muda com o surgimento da Rede Verbita de Educação?

A apresentação da REDE VERBITA DE EDUCAÇÃO materializa mudanças de organização que, há alguns anos, são realizadas nas instituições de ensino da Associação Propagadora Esdeva e que têm o intuito de acompanhar as transformações, anseios e comportamentos do estudante do século XXI.

A disposição dos colégios e faculdades em formato rede institui a modernização da gestão das unidades por meio da implementação de processos administrativos e pedagógicos homogêneos, possibilitando benfeitorias significativas na qualidade de ensino, tecnologia, infraestrutura e experiência, entre outros. Como exemplo, temos a adoção de Sistema de Ensino para todas as unidades da educação básica, além de Projeto Político Pedagógico e Matrizes Curriculares comuns, baseadas nas novas diretrizes da BNCC.

No caso das escolas e faculdades da Rede Verbita de Educação, administradas pela mesma organização, a criação da rede oficializa e celebra a adoção de metodologias inovadoras e unificadas, com o intuito de fornecer ainda maior qualidade e excelência educacionais aos alunos, sem prejuízo às particularidades e identidade original das instituições.

3 - Este novo formato de gestão significa uma nova Diretoria no meu colégio?

Quanto a isso, não temos mudanças!

A gestão continua como você já conhece e os nossos colaboradores e professores são os mesmos. A nossa proposta de rede tem como foco o compartilhamento entre as unidades de ensino, tanto básico quanto superior, com o objetivo de promover melhorias na gestão e qualidade de ensino.

4 - Por que uma marca nova?

O novo logotipo criado para o colégio representa um resgate às origens e valores da Congregação do Verbo Divino, associado às mudanças e transformações de um mundo globalizado, como propõe a marca criada para a Rede Verbita de Educação.

Ao longo dos anos, nos tornamos tradicionais em inovar e, assim, entendemos que as mudanças são necessárias para estarmos cada dia mais conectados com crianças, jovens e famílias que, a cada geração, se preenchem de novas experiências com as quais verdadeiramente se identificam.

Para você e para um novo mundo, temos um novo Colégio Arnaldo.

A marca do nosso presente é olhar para o futuro preservando a nossa história!

5 - Mas e o meu uniforme? Ele vai mudar?

Como em toda mudança, o tempo será nosso aliado na adaptação.

Quando as atividades presenciais forem retomadas, conforme as determinações dos órgãos competentes oficiais, você vai continuar usando o mesmo uniforme.
Prevemos a adoção de um novo formato para 2021, mas você será avisado previamente.

Além disso, asseguramos que mesmo após a troca, o uso do uniforme antigo será aceito como normalmente ocorre em mudanças como essas. Entendemos que todos os uniformes têm um desgaste natural e que opção de troca das famílias deve levar em conta as peças ainda em bom estado. Por isso, não se preocupe. Assim que realizada a troca, você terá tempo e autorização para usar as peças que ainda tem.

Ressaltamos que todo processo de transição que envolve o uso da nossa marca, desde a aplicação do logo em documentos oficiais, uniformes e sinalização visual, por exemplo, será tratado com muito carinho. A intenção de modernização da nossa identidade é fruto deste novo formato de rede e contribui para uma gestão de otimização de recursos, além de um diálogo mais atual e próximo aos nossos alunos e suas famílias. Acreditamos em um mundo cada vez mais habituado ao digital mesmo com o retorno às atividades presenciais e, por isso, toda a definição da substituição de nossos do logo levará em conta os materiais já existentes e prioridades de ação.

Estamos muito felizes com a materialização dessa mudança e agradecemos a você, que é parte dessa história e nos motiva a buscar sempre os melhores caminhos!