Educação Infantil

Educação Infantil

CUIDAR E EDUCAR!

A prática pedagógica da Educação Infantil da Rede de Ensino Verbita – ESDEVA, é orientada pela abordagem dos campos de experiências descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em convergência com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Esses campos de experiências são transversados por dois eixos: Interações e o Brincar; a partir de situações pedagógicas a criança interage entre os pares, é orientada por um código de conduta de convivência social construindo todo o seu conhecimento a partir das brincadeiras.

A prática educativa reúne diferentes linguagens e temas que norteiam o planejamento das atividades da rotina escolar possibilitando o diálogo entre os campos de experiências. Esses campos se articulam de diferentes maneiras com o universo lúdico da criança e, do mesmo modo, com seus interesses e possibilidades.

Assim, os projetos e as atividades apresentados, visam contemplar os cinco campos de experiência descritos a seguir:

Corpo, gestos e movimentos

A ampliação de possibilidades psicomotoras por meio da exploração do mundo que rodeia a criança e de sua ação sobre ele permite o conhecimento e a consciência do próprio corpo, sendo parte integrante da construção da identidade e da autonomia. As crianças vão tomando consciência do próprio corpo à medida que o utilizam como instrumento para conhecer e explorar o mundo que as cerca. Esse conhecimento ocorre quando ela brinca, pula, corre, locomove-se e assim faz suas próprias descobertas.

O eu, o outro e o nós

O foco principal desse Campo está voltado para as relações que a criança pode desenvolver com ela mesma, construindo sua própria identidade, e com outros pares, constituídos por outras crianças e adultos.
Por meio das vivências com outras pessoas, elas conseguem ampliar a percepção delas mesmas e do outro, valorizando sua própria vida e aprendendo a respeitar os outros e as diferenças que cada ser humano traz.

Fala, pensamento, imaginação

Na Educação Infantil o contato com a cultura escrita deve ocorrer com base nos conhecimentos que as crianças trazem e, por isso, é fundamental criar situações didáticas que possibilitem a essas crianças a ampliação do vocabulário, a distinção dos sons das letras, a pronúncia das palavras e frases de forma correta, as experiências com a literatura infantil e a prática de diversas modalidades de interação verbal. Essas situações além de contribuírem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, contribuem também, para o desenvolvimento de um pensamento lógico e imaginativo.

Traços, sons, cores e imagens

A possibilidade de convivência da criança com vários tipos de manifestações artísticas, culturais e científicas e o encontro dela com essas manifestações, traduzidas pelas artes visuais, pela música, pela dança e teatro, dão a ela condições de ter um olhar diferente sobre as coisas que observa. Os objetos e materiais explorados pelos sentidos, a apreciação de lugares e obras relacionados a arte e as técnicas vivenciadas ajudarão a desenvolver sua capacidade perceptiva, estética e crítica, além de desenvolver sua sensibilidade e criatividade.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

As crianças, desde muito pequenas, demonstram curiosidade sobre o mundo físico (fenômenos naturais, organismos vivos, transformações da natureza...) e o mundo sociocultural (conhecimento de si mesmo e da família, de outros costumes e culturas). É por meio dessa curiosidade que elas são levadas a explorar o ambiente físico, aprendendo a refletir sobre suas próprias experiências. Além disso, as crianças se deparam, cotidianamente, com conhecimentos matemáticos. Isso ocorre no momento em que faz contagens, relaciona quantidades, organiza objetos por características, compara pesos, promove medidas etc.).


Na Educação Infantil do Colégio Arnaldo Funcionários, as ações pedagógicas estão alicerçadas no desenvolvimento cognitivo e socioemocional. A partir do trabalho com os campos de experiências, as crianças vivenciam práticas que possibilitam a construção de relações saudáveis, gerenciamento da inteligência (a leitura de mundo e como representá-lo) e a orientação dos valores cristãos. Aprendem a se expressar a partir de várias linguagens: as práticas corporais - com foco na psicomotricidade- as novas tecnologias, o desenvolvimento da musicalização, além de outros projetos temáticos que fazem parte da proposta pedagógica.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO É FEITO O ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Desde as primeiras descobertas e aprendizagens na convivência entre os pares, nos espaços da Educação Infantil, nos propomos a acompanhar o desenvolvimento da criança, a aguçar a sua curiosidade, a desafiá-la a aprimorar suas estruturas cognitivas e o amplo desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

A partir das observações e registros sistemáticos do trabalho da criança, na comparação dela consigo mesma, tendo a referência do coletivo, construímos as “marcas evolutivas” que sustentarão o planejamento de práticas e de intervenções pedagógicas. Para esse trabalho, os educadores mantêm contato contínuo com as famílias, parceiros por excelência nessa caminhada de escolarização.

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